Imagine esta cena: você coloca seu bebê pra dormir, consegue tomar um banho e acaba de sentar para descansar um pouco quando, de repente, ouve ele chorar. Nessa hora, a primeira coisa que passa pela sua cabeça é: ele deve estar com fome! Mas será mesmo que a única forma que as crianças têm de contar pra gente que estão com fome é através do choro?
Na verdade, o choro geralmente é um sinal tardio de fome. Antes de chorar, elas sinalizam de outras formas que precisam se alimentar. E conseguir entender esses sinais é fundamental para que você consiga alimentá-la antes que ela chegue ao extremo. Até porque, os bebês que estão muito chateados de tanto chorar podem levar mais tempo para se acomodar, pegar o peito ou comer sua comidinha, caso ele já esteja na fase da introdução alimentar.
Ao mesmo tempo, tão desafiador quanto entender que a criança está com fome é perceber seus sinais de saciedade. Como sabemos que o bebê já comeu o suficiente?
Bom, existem alguns comportamentos da criança que podem te ajudar a identificar esses momentos. E vamos tentar listar os principais, de acordo com as faixas etárias da criança.
Até os seis meses
Sinais de fome
Acorda e age inquieto
Antes que seu bebê comece a chorar, ele pode acordar e se mexer no berço. Eles também podem mover a boca e levar as mãos ao rosto.
Suga os punhos ou estala os lábios
Se ele ainda está em fase de amamentação, chupar os punhos e estalar os lábios são sinais de que seu bebê está faminto
Continua sugando
Um bebê faminto pode continuar a mostrar interesse em sugar mesmo depois de terminar o primeiro peito ou a mamadeira. Esta pode ser a maneira do seu bebê de informar que ainda não está saciado.
Sorri durante a alimentação
Bebês com mais de 4 meses mostrarão seu interesse em comer olhando para você e sorrindo enquanto se alimentam.
Sinais de saciedade
Fecha os lábios
Assim como um bebê faminto suga, um bebê que já está cheio provavelmente fechará os lábios. Esta pode ser a maneira do seu filho dizer que está tudo pronto.
Desvia a cabeça
Uma versão mais forte de fechar os lábios é afastar a cabeça. Se seu bebê se afastar de seu peito ou mamadeira, não o force a comer.
Se interessa pelo seu entorno
Por volta dos 4 meses de idade, muitos bebês começam a se distrair durante as mamadas, à medida que cresce sua consciência do mundo ao seu redor. Um bebê faminto geralmente coloca essa curiosidade em espera por tempo suficiente para se saciar. Olhar em volta distraidamente é um sinal de que eles estão cheios.
Com seis meses (fase da introdução alimentar)
Sinais de fome
Chora e se inclina para frente quando a colher está próxima, segura a mão de quem está oferecendo a comida e abre a boca.
Sinais de saciedade
Perde o interesse, vira a cabeça ou o corpo, cerra a boca, empurra a mão de quem está oferecendo e pode parecer angustiada e chorar
De 7 a 11 meses
Sinais de fome
Como já tem um pouco mais de autonomia, passa a tentar pegar o alimento ou o talher e aponta para a comida.
Sinais de saciedade
Começa a comer mais devagar, pode deixar a comida na boca sem engolir, fecha a boca, empurra o alimento.
De 1 a 2 anos
Sinais de fome
Leva o cuidador no local onde ficam os alimentos, aponta para eles, pede (do jeitinho dele) e até se expressa com pequenas palavras e gestos.
Sinais de saciedade
Já consegue fazer que não com a cabeça, diz que não quer, sai da mesa, começa a brincar com a comida, pode jogar o alimento no chão.
IMPORTANTE: Tenha em mente que as crianças são inteligentes. Elas sabem instintivamente quando precisam ser alimentadas e quando estão satisfeitas. Então, tente relaxar e ficar atenta às dicas que elas podem te dar.
Agora que você já conhece os sinais de um bebê com fome, a hora da alimentação tem tudo para ser um pouco menos estressante. E como eu sempre digo por aqui, aproveite ao máximo esse momento: curta muito, aproveite seu bebê e reforce os vínculos, pois essa é uma etapa que acaba muito rápido e você vai sentir saudades dela antes mesmo do que imagina.