Seu filho está crescendo e você pode, finalmente, inserir novos alimentos em sua rotina diária. Você já leu tudo sobre o assunto, consultou profissionais, conversou com a sua nutricionista materno infantil, seguiu várias dicas, mas, na hora H, o bebê não demonstra muito interesse.
Acredite: isso é super normal. Assim como é plenamente aceitável que você se sinta um pouco frustrada com essa situação. E se eu posso te dar um conselho, saiba que nem sempre as coisas ficam mais fáceis conforme a criança cresce.
Mas, se você deseja criar filhos que são curiosos desde o início e dispostos a se aventurar em todo tipo de alimento, você precisa expandir o paladar deles o mais cedo possível. E a melhor forma de fazer isso é oferecendo o máximo de variação possível e temperando adequadamente seus alimentos.
Isso mesmo. Temperando!
Os temperos naturais, como as ervas e as especiarias, além de tornar a comida mais saborosa e interessante para as crianças, ajudam a criar um aroma fabuloso que, com sorte, seduzirá seus filhos a comer o que você fez. Além disso, muitos deles contêm fitonutrientes e antioxidantes benéficos que ajudam a manter o organismo forte e saudável.
Para te ajudar, separei alguns exemplos de ervas e temperos adequados para crianças que realmente fazem maravilhas na hora de preparar refeições saborosas e saudáveis:
CANELA - A canela tem notas quentes, doces e picantes e adiciona um sabor delicioso a pratos doces e salgados. Experimente adicioná-la ao purê de maçã, banana, purê de batata doce, iogurte (para maiores de 01 ano), mingaus e guisados.
PÁPRICA DEFUMADA - A páprica defumada tem um sabor rico e doce. Experimente usar em batata-doce, cenoura, frango, peixe, lentilha e ovos.
CARDAMOMO - O cardamomo tem um sabor floral e mentolado que funciona bem tanto em pratos doces como salgados. Experimente adicioná-lo ao purê de pêra, purê de cenoura, frango e mingau, entre outros legumes.
CÚRCUMA - A cúrcuma tem uma fragrância suave e notas quentes ligeiramente amargas. Experimente usar em lentilhas, ovos, mingaus, purê de couve-flor e ensopados.
COMINHO - O cominho tem sabor de nozes, que combina bem com carnes e vegetais. Experimente adicioná-lo ao purê de cenoura, purê de couve-flor, frango e ensopados.
NOZ MOSCADA - A noz-moscada tem um sabor quente e doce. É ótimo para assar doces, mas também com pratos salgados cremosos. Experimente adicioná-lo em frutas, molho bechamel e massas cozidas.
HORTELÃ - A hortelã é aromática e fresca com um sabor doce e refrescante. Excelente para adicionar a purês doces e saborosos, combina bem com muitos vegetais, como batata, tomate, cenoura e ervilha e adiciona sabor fresco às frutas.
ORÉGANO - O orégano é muito aromático com ligeiras notas verdes amargas. É muito apreciado na cozinha mediterrânea. Experimente adicioná-lo a purês de legumes, vegetais assados e ovos.
ALECRIM - O alecrim tem um aroma acentuado e diferente. Por isso, deve ser usado em pouca quantidade. Dá um sabor agradável a purês, pratos salgados e até doces assados.
MANJERICÃO - O manjericão possui um bouquet leve de ervas que complementa uma grande variedade de alimentos como carnes e legumes assados, por exemplo.
E lembre-se: não desista!!
Se o seu bebê rejeitar o sabor dessas especiarias e ervas, lembre-se de que pode demorar até 10 ou 20 exposições para que um novo sabor seja aceito. Sempre tente mais uma vez.
E se você tiver dúvidas sobre o uso de temperos naturais na alimentação do seu filho, deixa aí nos comentários. Ah, e compartilhe também qual o tempero faz mais sucesso aí na sua casa. Aqui é a páprica defumada e o coentro, o Theo e Gael amam.
Comentários