O inchaço é uma das queixas mais recorrentes entre as mulheres durante a gravidez. É bem comum ter que lidar com pés e tornozelos inchados ao longo do dia, o que certamente não é agradável, principalmente quando você já está tendo que se acostumar com uma barriga em crescimento, hormônios em alta e todos os demais preparativos necessários para que o bebê finalmente chegue ao mundo.
E embora esse inchaço possa se fazer presente durante todo o período gestacional, ele tende a ser ainda mais frequente a partir do terceiro trimestre e pode ficar mais intenso nas estações de calor extremo, como é o caso do nosso verão e até da primavera, em algumas regiões do Brasil.
Causas de inchaço durante a gravidez
As causas do inchaço durante a gravidez são variadas, mas estão principalmente ligadas à quantidade de fluido extra em seu corpo, à pressão gerada pelo crescimento do útero e às altas taxas hormonais. No entanto, independentemente dos motivos, uma dieta bem balanceada é capaz de reduzir esse mal estar e controlar a retenção de líquidos no seu corpo.
Quer saber como? Então dá uma olhada na lista de alimentos que separamos para te ajudar a reduzir o inchaço durante a gravidez.
Alimentos diuréticos
São aqueles que ajudam no funcionamento dos rins, atuando no combate à retenção de líquidos e, consequentemente, diminuindo o inchaço. Eles são ótimos para comer em quantidades generosas e um complemento perfeito para qualquer refeição saudável.
Aspargos
Salsão
Alcachofras
Folhas verdes
Cenouras
Beterraba
Abacaxi
Uvas
Cebola
Vagens
Alimentos ricos em magnésio
Por ser um eletrólito que trabalha para garantir a hidratação adequada, o equilíbrio do pH, a função nervosa e a função muscular, a deficiência de magnésio pode piorar os quadros de inchaço. Por isso, se esse for o seu caso, reforce a ingestão dos alimentos abaixo.
Espinafre
Abacate
Feijões pretos
Salmão
Sementes de abóbora
Sementes de chia
Alimentos ricos em potássio
O potássio é outro nutriente que ajuda a reduzir o inchaço porque mantém seu corpo quimicamente equilibrado, contribui para gerenciar seu estado de hidratação e evita inflamações incômodas. Para obter os resultados esperados, basta ingerir duas porções desses alimentos no seu cardápio diário.
Banana
Abóbora
Batatas doces
Abacate
Feijão
Ervilhas
Espinafre
Batatas
Damascos
Cogumelos
Alimentos ricos em água
Para reduzir o inchaço, você realmente precisa tomar cuidado extra com sua hidratação. Isso porque quando você não está ingerindo água suficiente, seu corpo tende a segurá-la, aumentando a retenção de líquidos e fazendo com que você se sinta inchada. Apostar em alimentos que reforcem essa hidratação pode ser benéfico para complementar a dieta.
Pepinos
Melancia
Pêssegos
Morangos
Alface
Laranjas
Tangerinas
Uvas
Tomates
Sopas
Agora que você já sabe o que fazer e quais alimentos consumir para driblar os problemas com inchaço durante a gravidez, que tal aprender também o que não fazer? Bom, a primeira dica é reduzir os alimentos ricos em sódio, já que a ingestão excessiva deste mineral aumenta a retenção de água. Portanto, tente limitar alimentos com alto teor de sal, como refeições industrializadas, batatas fritas e alimentos ultraprocessados.
Não é necessário cortar completamente o sal de mesa, pois o sódio é necessário durante a gravidez, mas fique atento à sua origem e evite os excessos.
Outras dicas úteis e que vão fazer a diferença no seu dia a dia, são:
Evite usar salto alto
Esta é um pouco óbvia, mas muitas vezes o óbvio também precisa ser dito. Você deve usar roupas confortáveis, especialmente sapatos, se não quiser se sentir inchada ao final do dia. Usar salto alto coloca muita pressão não apenas nos pés, mas em outras articulações dos músculos do corpo, piorando o inchaço.
Por isso, dê um tempo ao seu corpo e prefira sapatos baixos e confortáveis, como os tênis ou os mocassins.
Mantenha os pés elevados
A gente sabe que nem sempre isso é possível, principalmente dependendo do local onde você trabalha e da função que exerce, mas colocar os pés pra cima ajuda a manter o sangue fluindo de maneira adequada do coração até as extremidades inferiores do seu corpo.
Descanse o suficiente
Descansar é importante para que o seu sangue possa fluir pelo seu corpo e pelas suas extremidades inferiores de maneira adequada. Por isso, se permita deitar um pouco mais cedo, ler um livro e relaxar. De repente, você pode aproveitar esse momento para elevar os pés e seguir a nossa dica anterior.
Use meias de compressão
Se o trabalho exige que você fique muito tempo parada, em pé ou sentada, e não tem como seguir os outros conselhos acima, converse com o seu médico sobre o uso das meias de compressão. Elas ajudam a comprimir as pernas e os pés para manter o sangue circulando adequadamente. A gente sabe que elas passam longe de ser bonitas e podem ser um desafio enorme no verão, mas fazem o trabalho delas com maestria e podem reduzir o mal estar do inchaço excessivo. Avalie se vale a pena.
Se você conseguir comer esses alimentos regularmente e implementar algumas das dicas mencionadas neste texto, poderá lidar muito melhor com os inchaços durante a gestação. Mas, caso o incômodo persista, não hesite em buscar ajuda profissional. Com exames mais detalhados e uma avaliação minuciosa dos seus hábitos, é possível desenvolver um plano alimentar individualizado, para atender às suas necessidades e minimizar os efeitos desse mal estar no seu dia a dia.
Qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários.
Comments